sábado, 17 de fevereiro de 2018

Além da porta de Imburana

Imagem de tronco de Imburana, em 2006, na propriedade rural Santa Izabel (Autoria: Genildo da Silva Medeiros)  
Para inauguração deste blog inspirei-me na imagem de uma fechadura enfincada numa porta de Imburana, também denominada de umburana e amburana. Mas fiquemos com o termo Imburana! 

Segundo Luis da Câmara Cascudo, em Acta Diurna, aos 22 de maio de 1940 - fonte abaixo referenciada, "Bursera leptophloeos" é o "nome científico" da Imburana. 

O atual vocábulo fake está para falso facebook  como a Imburana está para o Imbu, por analogia à afirmação de Câmara Cascudo; pois, segundo ele, "A Imburana vem de duas palavras tupis, imbú e rana. Rana quer dizer semelhante, parecido, igual, falso. Cajarana é cajá falso, o fruto que lembra o cajá. Imburana é o falso imbú que semelha, imita o imbú".         

Imagem de frutos da Imburana, em 2006, na propriedade rural Santa Izabel (Autoria: Genildo da Silva Medeiros) 

Após as definições do historiador, precisamos tratar do que combinamos no início: da porta do sertanejo seridoense - a porta de Imburana, confecionada e posta nas casas de nossos pais, avós, enfim - um objeto e prática do Seridó. Registre-se, por oportuno, que além das portas, o Seridoense extraía a madeira da Imburana para fazer outros utensílios no Sertão: as colheres-de-pau, gamelas, inclusive, janelas. Até imagens de "santos"!   
Importante se faz registrar neste texto o porquê da utilização da madeira da Imburana para estas confecções. Em outras pesquisas na web, especificamente no Blog Fatos e Fotos da Caatinga, abaixo referenciado, a procura do Seridoense pela Imburana se dá em razão da leveza (densidade 0,43 g/cm3) da madeira, isto é, fácil de esculpir, de cortar, de serrar, enfim, é "aproveitada para tábuas, gamelas, colheres, cochos e até instrumentos musicais, como violino e cavaquinho."    

Além da Porta do Seridoense, há registro da extração da Imburana para confecção de cangalha ou cambão, isto é, invenção sertaneja para que os animais fujões não atravessem as cercas. Também pode-se registrar, aqui, além da Porta do Seridoense, que a Imburana é muito utilizada para formação de "cerca verde", mais conhecida no Sertão por renque. 

Registre-se, por fim, que o uso da Imburana pelo Seridoense, além da carpintaria e da marcenaria, em destaque, atualmente se faz presente na fabricação das dornas, para o envelhecimento da aguardente - bebida muito apreciada pelo Seridoense!

Afinal, a Imburana é uma das espécies mais importantes da Caatinga!


Referência Bibliográfica: 

Fatos e Fotos da Caatinga. Disponível em http://fatosefotosdacaatinga.blogspot.com.br/2012/11/o-corte-da-imburana-de-cambao-na.html. Acesso em 17 de fevereiro de 2018. 

Portal de Periódicos da UFRN. Disponível em https://periodicos.ufrn.br. Acesso em 17 de fevereiro de 2018. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seridoenses tirando Enxu

Imagem de Chico, filho de Zé de Maricota  tirando enxu (Autoria: Genildo da Silva Medeiros) É pedagógico que conceituemos cada objet...